Iniciando sua criação

Começar uma criação, por incrível que pareça é bem simples.
O difícil é dar continuidade ou até mesmo parar depois, ao ver que não era como pensava ou não obteve os resultados que queria.
Muitos criam por hobby, outros criam por lucro. No final, vinga o criador que gosta do que faz, sempre agindo com honestidade e proporcionando o melhor tanto pros seus animais quanto clientes.

Mas a responsabilidade de ser criador fica pra outro artigo, vamos a alguns passos básicos iniciais pra você que pensa em iniciar uma criação:

1) Espaço e Instalações
Eles precisam de espaço, instalações específicas e você provavelmente terá que fazer reformas pra mantê-los em um local longe de frio, vento, chuva, sol e barulho. Os gastos com instalações e reformas serão imensos sim, mas em relação a isso não tem jeito. Não tem como criá-los juntos, eles brigam e precisam viver separadamente e fora o espaço também têm os comedouros, bebedouros, ninhos, descanso de patas, etc.

2) Animais
Você precisará de coelhos, e de qualidade. O seu plantel começa aqui. Adquirir animais de procedência duvidosa ou só um "pouquinho fora do padrão" vai te dar muita dor de cabeça, então procure criadores mais antigos pra adquirir seus coelhos, eles podem ter dar dicas muito boas e já possuem uma linhagem estabelecida com resultados melhores tanto em temperamento de filhotes quanto beleza e saúde. No início, adquirir coelhos adultos realmente é mais interessante, mas o próprio tempo te mostrará que começar com filhotes e esperar eles crescerem é o ideal. E melhor ainda será quando você não irá precisar comprar coelhos de outros locais e sim guardar os seus, aí que começa a nascer a sua linhagem.

3) Consanguinidade
Coelhos e consanguinidade (parentesco) não combinam. Os filhotes realmente nascem bonitos, porém frágeis em questões de saúde. Cruzar parentes está fora de questão. Pra isso, tenha certeza de adquirir animais de origens diferentes e os melhores criadores sempre possuem exemplares de outros estados, diminuindo ainda mais a chance de parentesco e aumentando a variabilidade do seu plantel tanto geneticamente como esteticamente.

4) Mídias Sociais
Os filhotes precisão de lares - e por favor, procure bons lares - e é meio complicado você conseguir lares sem um meio de divulgação. A maioria das pessoas utiliza o Facebook ou Instagram, Sites são bons pois reúnem tudo num mesmo lugar, então tenha um espaço para cuidar disso também. Converse com um web designer e gráficas para melhores resultados.

5) Estudo
Infelizmente a criação de Mini Coelhos para estimação é pequena em nosso país. Não há  exposições ou até mesmo uma Associação para reconhecimento da prática especialmente de Mini Coelhos (há pra coelhos de raça médias, grandes e gigantes), por isso é necessário um estudo mais pessoal, uma dedicação propriamente sua. Sites americanos e europeus (ressaltando Holanda e Alemanha) trazem artigos bem interessantes. Expandir seu conhecimento deve ser uma tarefa diária e muitos artigos serão úteis tanto pra desenvolver em padrão seus animais, como cuidar da melhor maneira de quem entende isso melhor que nós (afinal, os europeus que criaram a maioria das raças conhecidas hoje, então acredite: eles entendem muito do assunto!)

6) Veterinário
Sim, seu melhor amigo (depois da disposição) será seu veterinário. Não adianta: consultas, indicações, atestados de saúde, etc... tudo por conta dele! O veterinário é um grande companheiro pois pode te dar dicas valiosas sobre controle de doenças, dicas de manejo e sanar dúvidas. Além disso, é sempre indicado passar os filhotes por consulta antes de encaminhar pros seus clientes, pra eles terem a garantia que estão adquirindo um animal saudável.

7) Gastos
Ração, feno, verduras, enfim a manutenção de um plantel é bem trabalhosa e de custo médio se não ocorrer imprevistos ou de acordo com o número de orelhudos. A limpeza também é muito importante para manter a saúde do local e consequentemente dos animais, porém é trabalhosa e cansativa.

8) Pense bem
Criar realmente é maravilhoso, criar coelhos então é como ter um toque de amor e fofura diariamente na sua vida. Porém como qualquer animal exige responsabilidade, manutenção e terá suas dificuldades , principalmente falando de um plantel com vários orelhudos. Então pense bem se daqui 10 anos você vai querer acordar num domingo com dores nas costas após anos limpando coelhos e se realmente estará disposto a cuidar deles por mais um dia.
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.