Criar ou não criar?

Pensando em ter uma criação de Mini Coelhos? Veja se realmente está preparado:

Criar qualquer animal exige muita responsabilidade. Tanto na hora de lidar com o próprio ser,
quanto na hora de lidar com as pessoas (que sempre será mais complicado).
Antes de iniciar uma criação, você deve ter em mente se realmente poderá iniciar algo desse porte. Não é difícil iniciar uma criação de coelhos, o complicado é parar. Onde irá colocar seus coelhos? Pra quem irá doá-los? Então vamos começar

Tempo
Não adianta, se você gosta de viajar ou sair terá que abandonar isso.  Esses animais precisam de muita atenção, comem duas ou três vezes ao dia. E acredite: Se for viajar, eles não aceitarão outra pessoa cuidando, fora a dificuldade de achar uma pessoa de confiança que seus coelhos gostem, e que poderá ir no seu criatório 2-3 vezes ao dia pra alimentá-los.

Dinheiro
Apesar de serem animais de baixo custo, isso só é levado em questão quando se tem apenas um exemplar. Atualmente temos cerca de 70 exemplares em nosso criatório. São 20kg de ração por dia, cerca de 15 litros de água só pra bebedouros, sem contar custos com: feno, conta de luz (pois lavamos eles com VAP), conta de água (que realmente vem muito alta, pois limpeza é fundamental), veterinário, medicamentos, instalações, etc. Então não pense que ficará rico criando coelhos. Se fosse assim, todo mundo estava criando. A criação se mantém, mas é super comum um mês ela não se manter e você ter que tirar o dinheiro da alimentação do seu próprio orçamento.


Clientes
Amamos nossos clientes. Isso é um fato. Hoje temos a possibilidade de selecionar os melhores lares pros nossos filhotes e isso faz uma baita diferença, mas acredite: Você IRÁ ter problemas com clientes (e em 100% dos casos com pessoas que nem possuem um filhote seu). As causas são várias: falta de noção em ligações (é muito comum recebermos ligações depois da meia noite), xingamentos por demora em responder algo, sempre tem um espertinho que jura que comprou um filhote seu e ele morreu... enfim, já vimos cada coisa! Sempre terá um que irá te desanimar... Não ligue pra nenhuma crítica ofensiva.

Pra quem é a Criação de Mini Coelhos?
É pra uma pessoa que inicialmente ama animais, limpa, organizada, com boa memória (com o tempo, terá que saber na ponta da língua quem é parente de quem eu seu plantel, pra não cruzar parentes), que goste de estudar sobre eles (principalmente em sites estrangeiros), que seja mais caseira e não pretende ficar milionário rs

Vale a pena criar? 
Essa pergunta pra mim, não vale rs. Se você está procurando apenas o R$ saiba que ele não vai vir na primeira ninhada, nem no primeiro ano. Não dá pra ficar rico com coelho, eu trabalho fora a criação. Mas se você gosta, e quer entrar nisso o começo sempre sempre será complicado. Mas depois você pega o jeito, já se acostuma com seus coelhos e não vive mais sem eles.
Eu tenho certeza que vou criá-los pro resto da minha vida, desde o dia que nasceu a primeira ninhada eu senti pela  primeira vez alguma coisa "diferente" nesses animais, e desde esse dia só me apaguei mais a eles.
Também já pensei em parar, quando infelizmente o meu exemplar mais amado faleceu, tanto que até deixei

Você pode criar se:
- Tem espaço
- Tempo
- Gosta de lidar com pessoas
- Não é fresca (o) -  (todo criador já levou um jato de urina no olho, ou até mesmo já teve seu cabelo comido por um coelho)
- É mais caseiro, e dificilmente viaja
- Gosta de estudar e tem facilidade em aprender coisas novas

Você não deve criar se:
- Tem espaço limitado
- Tem pouco tempo para se dedicar
- Não tem paciência pra atender vários telefonemas, ou responder vários e-mails
- Não suporta ver sangue ou coisa até pior
- Gosta de sair, viajar...

- Se você não sabe lidar com perdas.
- Não tiver apoio familiar

Espero que ajude um pouco essas dicas. Lendo assim gente, parece bem fácil, mas se eu nunca tivesse uma criação de coelhos, hoje sabendo como é não iria iniciar uma. Hoje mantenho minha criação, pois manter é mais fácil, pois já me acostumei, virou minha rotina. Agora se tivesse que criar algo do zero, seria bem mais complicado pois hoje não tenho mais tempo pra criar nada rs...
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.