As fezes do seu coelho

Pode parecer estranho um artigo falando somente sobre as fezes do seu coelhinho, mas é nas fezes que notamos qualquer alteração em sua saúde,  mostrando a importância deste assunto!
Os coelhos não conseguem controlar suas fezes, ou seja, eles podem fazer suas bolinhas a qualquer hora em qualquer lugar, diferente dos cães e dos gatos. A maioria dos coelhos escolhem somente um lugar para fazer suas bolinhas, mesmo assim, é comum uma bolinha ou outra aparecer pela casa fora do local combinado rs!
Todo coelho produz dois tipos de fezes: As fezes normais e os cecotrofos. As fezes normais são as mais conhecidas: possuem formato redondo, não possuem cheiro, são secas e possuem um tamanho pequeno/médio.
Os cecotrofos são fezes mais moles, normalmente grudadas umas nas outras formando um cacho de uva.

A importância dos Cecotrofos
Todo coelho come suas próprias fezes. As fezes que são ingeridas são essas "especiais", os cecotrofos. Esse material fecal é ingerido devido ao seu alto valor nutricional, sendo de total importância para a flora intestinal do seu orelhudo. Muitos proprietários não chegam a ver seus coelhinhos comendo fezes, isso é normal. Os cecotrofos não são produzidos em larga escala, são produzidos de acordo com a necessidade do seu coelho.

Colar de pérolas
Outra coisa comum são coelhinhos que defecam suas bolinhas em forma de colar. Normalmente eles produzem esse tipo de fezes quando estão trocando de pelo ou estão com uma quantidade significativa de pelos no estômago. Pelos no estômago é totalmente prejudicial para os Mini Coelhos, então notando que seu coelhinho está fazendo fezes desse tipo, é bom observá-lo, e em qualquer alteração mínima de comportamento procurar um veterinário.

Como diferencio diarreia dos cecotrofos?
A diarreia (principalmente em filhotes) costuma ser fatal. É muito fácil diferenciar um caso de outro. Os cecotrofos são mais brilhantes, não possuem nenhum líquido ao seu redor nem ocasionam alterações no seu coelhinho. Um filhote com diarreia, não para de produzir fezes amolecidas (muitas vezes até sem formato), com um odor insuportável e deixam seu filhote apático, raquítico e desidratado em poucas horas. Confira abaixo a diferença do cecotrofos (esqueda) da diarreia (direita)


Quais são os sinais de que algo está errado com meu coelho?

Fezes normais
  • Diarreia: agora que você aprendeu a diferenciar a diarreia dos cecotrofos, fica bem mais fácil saber se  o seu orelhudo está tendo algo grave. Lembrando que se o seu filhote possui diarreia, você deve procurar um veterinário agora!
  • Muco nas fezes: fezes com muco podem ser sinal de alguma doença ou alteração. É bom levar num veterinário uma amostra das fezes e seu coelhinho para ser examinado. 
  • Fezes menores que o habitual ou nenhum sinal delas: Isso é grave. Se o seu coelhinho está sem defecar ou seu ritmo de fezes diminuiu é bom observar o seu comportamento. Ele deixou de comer ou bebe pouca água? Ele está apático? Se ele apresentar esses sinais, leve a um veterinário urgentemente, pois normalmente pode ser acúmulo de pelos no estômago. Sim, isso é fatal para coelhinhos, então procure um veterinário especializado em exóticos (temos uma lista com vários veterinários na parte de Sáude em Artigos). Somente um veterinário possui recursos para fazer exames e ver qual o melhor tratamento para o seu orelhudo neste caso!
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.