Como faço para introduzir dois Mini Coelhos? (Sem parentesco)

IMPORTANTE: Pra ter dois coelhos, há etapas que precisam ser seguidas. Não adquira dois filhotes por impulso achando que eles vão conviver bem porque são filhotes ou irmãos! O ideal é adquirir um, esperar ele crescer, castrar e depois ter outro. Esse segundo coelhinho também deverá ser castrado pra maiores chances de sucesso!
Mini Coelhos são animais extremamente sociáveis, que necessitam de companheiros de sua própria espécie quando começam a se sentir solitários. Infelizmente, os Mini Coelhos não convivem em harmonia se não forem alterados (castrados).

Abaixo, ensinaremos como juntar seus dois Mini Coelhos que não possuem parentesco com grandes chances de dar sucesso.
Primeiro, veja se você pode juntar seus Mini Coelhos
1) Um dos coelhos é castrado? (ou ambos) 
Resposta: Se a resposta for "não". Pode parar de ler o artigo, não é aconselhável juntar dois Mini Coelhos não castrados.
2) Ambos já são adultos e/ou jovens? (possuem mais de 5-6 meses?)
Entenda: Juntar Mini Coelho com diferenças de tamanho tão grande (adulto e filhote) não é aconselhável, pois o maior irá brigar com o filhote. Então, o indicado é esperar os dois atingirem o mesmo tamanho, ou que o segundo coelhinho cresça para unir com o seu primeiro coelhinho.
3) Possui espaço?
Entenda: Você deve apresentar e unir os dois coelhinhos num espaço "neutro" e amplo. Deixar dois Mini Coelhos numa gaiola ou cercado pequeno é pedir pra eles brigarem por espaço. Então, tenha em mente que terá que deixá-los num cercado grande ou num espaço amplo. 
Iniciando as apresentações
Até o segundo filhote crescer, é bom não deixar os dois juntos para não ter problemas.
Depois que o segundo coelhinho atingir uma idade de 4-6 meses (observe seu tamanho em relação ao outro), você irá começar o processo de apresentação.
Como são de sexos opostos (o mais indicado), os dois não irão brigar com facilidade. Pois normalmente, macho apanha e fêmea bate (não castrados).

Comece deixando os dois no mesmo ambiente com uma divisória/grade (separando um do outros). Eles podem sentir o cheiro um do outro, se tocar, mas não podem se socializar tanto. Isso fará que eles se habituem com o cheiro um do outro e que não se estranhem feio.
Observe como eles se interagem entre as grades o tempo inteiro. Se não se beliscarem, morderem o outro, é um excelente sinal.
Depois de 1-2 dias nesse processo, você já pode passar pra próxima etapa.

Se familiarizando
Solte os dois juntos (num espaço amplo), ofereça feno ou algum alimento para dividirem e se distraírem.
Deixe eles se cheirarem (é normal se um querer cavar o outro, lamber, até montar em cima dependendo do tempo da castração).
Observe como interagem, se tudo ocorrer bem eles já estão num processo muito bom de aceitação. Você ficará observando pra desencargo de consciência.
Depois de horas, você pode deixá-los juntos se poderá continuar observando / por perto. Caso precise trabalhar, estudar, é bom voltá-los para suas gaiolas ou cercados e deixá-los perto.

Processos finais
Vá aumentando o tempo de horas que eles convivem juntos. Se não ocorrer problemas, logo no 4-5 dia, eles já podem passar a conviver juntos num único cercado ou espaço.

Informações importantes
  • Sempre vai ter um coelhinho (dos dois) que vai ser o dominante. Este come primeiro, que manda e desmanda no cercado. É totalmente NORMAL, até mesmo na natureza é assim. Normalmente as fêmeas que são dominantes. Não se preocupe, pois o outro coelhinho (sendo ou não o primeiro a chegar na casa) automaticamente aceitará esse tipo de submissão. 
  • Não alimente sentimentos de ciúmes. Trate os dois de forma totalmente igual. O que um tem, o outro também terá!
  • Eles não vão deixar de te amar por terem uma companhia. Eles apenas tem uma companhia da mesma espécie para interagir, se comunicarem e se entenderem da mesma forma. Então é normal nas primeiras semanas eles ficarem extasiados com a nova companhia, mas logo se acostumam e voltam a te dar atenção /encher sua peciência haha

Lembretes importantes
  • Um ou ambos devem ser castrados
  • O espaço de interação deve ser amplo e neutro 
Esperamos que ajude!
Se precisar de maiores dicas: (11) 2894-9647
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.