Adestramento: Usando a bandeja higiênica

Os Mini Coelhos são animais muito inteligentes e limpos. Eles aprendem com muita facilidade a usar bandeja higiênica como os gatos, facilitando sua manutenção e limpeza. Vamos ensinar abaixo, o método que usamos para nossos filhotes.
Lembre-se: Depois de 4 meses, o ideal é transferir seu coelhinho pra um cercado. Coloque a bandeja dentro do cercadinho.
Você vai precisar de:
  • Uma bandeja higiênica para gatos (de preferência que não contenha grades, seja somente a bandeja mesmo); Ou utilize a bandeja da sua gaiola;
  • Feno (sim, o feno que seu coelhinho come);
  • Jornal;
  • Uma meia velha que não irá utilizar, um pedaço de pano ou um pedaço de papel toalha;


1) O coelhinho irá aprender a usar a caixinha através do cheiro. Por isso, arrume a bandeja forrando-a com jornal e enchendo-a com feno.
2) Pegue a meia velha ou o pedaço de papel toalha, e esfregue num local aonde seu coelhinho fez xixi. Sim, a intenção é sujar a meia/papel com a urina do seu coelhinho.
3) Coloque a meia/papel na bandeja (é bom colocar isso escondido do feno) e ponha seu Mini Coelho dentro da caixinha.
Importante: É essencial, que durante o adestramento seu coelhinho fique num espaço restrito (cercado ou área pequena). Se ele tiver muito espaço nessa fase, vai ser mais difícil pra ele ser adestrado, pois irá urinar em qualquer lugar.
A melhor idade para iniciar o adestramento é com 3-4 meses. Nessa idade seu coelhinho já é jovem, aprende as coisas com muita facilidade e não irá ter problemas se comer quantidades maiores de feno da bandeja.

Basicamente é isto! Sim, ele vai comer o feno... e não se preocupe! O feno que ele faz xixi, ele não irá ingerir. É normal ele errar nas primeiras vezes, mas com o tempo o cheiro do feno e da meia irá ajudá-lo a se guiar e fazer suas necessidades somente por lá.
Enquanto ele aprende, é importante que a bandeja fique "suja" para ele fixar o cheiro. Então limpe-a depois de uma semana. Antes disso, irá retirar o cheiro, e ele corre um grande risco de desaprender que ali é seu banheiro.

Depois que ele aprendeu bem, pode limpar a caixinha conforme sentir necessidade. É sempre importante que tenha feno na caixinha. A maioria dos coelhinhos fazem xixi aonde tem feno.
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.