Pulgas: Como eliminá-las?

Dependendo do ambiente em que o coelho vive, se encontra, ou se teve contato com outros animais ele pode sim pegar pulgas!

Eliminar esses seres indesejáveis parece simples, mas infelizmente não é. No Brasil não temos tantos medicamentos que possam ser ministrados em coelhos e são próprios para eles, se tratando de pulgas então, a verdade é bem triste: Não existe (ainda) um anti-pulgas feito 100% para coelhos.

Muitos veterinários ou aspirantes à veterinário podem dizer que qualquer anti-pulgas para gatos pode ser usado em coelhos, isto é MENTIRA!
My Pet e Frontline (os anti-pulgas mais famosos e eficazes encontrados no Brasil) são veneno para os coelhos e Mini Coelhos.

Banho
Não é aconselhável dar banho em coelhos (banho em coelhos é mais um capricho do proprietário). Um banho para matar a pulgas simplesmente não vai resolver em nada, shampoos ou sabonetes anti-pulgas podem matar seu coelho ou colocá-lo em uma situação de grande stress.

Coleira anti-pulgas
A pior opção de todas. Coelhos ODEIAM coleiras ou qualquer coisa ao redor do pescoço. Além disso, não podemos esquecer que nesse tipo de coleira temos uma grande quantidade de produtos químicos que são destinados para animais de grande/médio  porte (cães e gatos) que podem ocasionar overdose em seu coelhinho pela diferença de tamanho e peso.

O que posso fazer para eliminar as pulgas?
Bom, no Brasil temos somente dois anti-pulgas que não fazem mal para coelhos. O primeiro é o Advantage (da Bayer) para cães e gatos até 4kg. Nunca usamos esse nem indicamos pra clientes, mas ele é muito famoso em todo o mundo para combater as pulgas nos Mini Coelhos, segundo indicações 2 gotinhas são mais que suficientes.
O que encontramos mais fácil em nossa região é o Revolution, para coelhos o que deve ser utilizado é o Revolution 6% (menor dosagem),  duas-três gotinhas são suficientes para filhotes. Adulto talvez precise de um pouco mais.

Lembre-se: Não somos veterinárias. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu veterinário 
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.