Castração de Mini Coelhos

Tem dúvidas sobre castrar? Como ela funciona, se é realmente necessária, onde castrar? Essas são algumas dúvidas que resolvemos responder:

Pode castrar coelho? 
 Sim, pode! Não é algo comum de se ouvir por aí, mas o Mini Coelho pode sim ser castrado.

Quais cuidados devo tomar? 
O principal é castrar com um veterinário especializado em exóticos, que tenha experiência em castrar coelhos.
Há riscos? 
Toda cirurgia tem riscos. Mesmo assim, feita com um bom profissional, as chances de acontecer alguma coisa são mínimas (Cerca de 2%). O "X" da questão sempre será a anestesia. Faça perguntas sobre a anestesia e não se deixe enganar: Muitos dizem que a anestesia inalatória é a melhor, porém a melhor anestesia SEMPRE será a que o veterinário confia em utilizar para cada caso!

 Macho e Fêmea, a castração é a mesma coisa? 
Não. Para machos o processo é bem mais simples, a recuperação é mais rápida e as mudanças levam um pouco mais de tempo para surgir. Nas fêmeas a cirurgia é mais trabalhosa, ela pode ficar um dia ou dois mais quieta e nota-se a diferença de comportamento mais rápido.

O que aconteceu depois da castração?
 Se seu coelho for macho, ele voltará normal. Acordado, bebendo, comendo, e quem sabe até brincando! Você até pode se perguntar se ele realmente foi castrado. As fêmeas tendem a ficar mais molengas nos primeiros dias, e talvez precisem de mais atenção. Mesmo assim, a recuperação em ambos é bem rápida, visto que o coelho tem uma cicatrização excelente. 

Qual a idade correta pra castrar? 
A partir dos 5 meses. Porém sempre existem as exceções. Nos machos, a castração com 4 meses pode ser realizada dependendo do coelhinho.

Por que castrar? 
Vamos enumerar alguns motivos, não quer dizer que vá acontecer com o seu coelho. Mas se acontecer, a castração é a solução.
1) Evitar crias indesejadas;
2) Coelhos esterilizados vivem mais, visto que sua qualidade de vida aumentam;
3) Diminuição da agressividade por causa hormonal;
4) Eliminar e/ou reduzir a marcação de território (tanto para machos, quanto para fêmeas);
5) Evitar gravidez psicológica nas fêmeas;
6) Diminuir a chance de aparecer tumores ou câncer.

Resolvi castrar, e agora? 
Primeiramente procure um veterinário especializado que já tenha castrado Mini Coelhos. Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas, passar o coelhinho por uma vistoria pré-castração é imprescindível. Antes da cirurgia, pergunte se o coelho precisará ficar em jejum (por quantas horas), não mude sua alimentação e hábitos. Evite que o seu pet passe por situações de nervoso ou susto.

Castrei, e agora? 
A castração normalmente é rápida. O veterinário normalmente te entregará o coelhinho no mesmo dia e já acordado. É normal ele estar mais "molenga" ou querer ficar mais quietinho. Se o veterinário recomendou algum remédio para ser administrado após a castração, pergunte os horários e até quando dar.

Se for necessário agendar um retorno, já marque. Alguns coelhinhos não precisam de retorno (principalmente machos). Coloque seu coelho numa caixinha de transporte, ou caixa de papelão furada com forragem. Ao chegar em casa, deixe-o onde costuma ficar (gaiola, cercado).
Evite deixá-lo solto após a castração, prefira um cercado ou gaiola pois pode não fazer bem caso o coelhinho resolve se movimentar muito.

 E lembre-se: Qualquer complicação, entre em contato com seu veterinário!

Nós, como criadoras e proprietárias recomendamos sim a castração. Vemos como um ato de amor, e uma opção caso você queira ter outro coelho, visto que coelhinhos só convivem bem juntos caso sejam castrados!
Para nós a castração é o melhor investimento para a saúde do seu coelho, procure um veterinário de confiança que tudo ficará bem. Nossos coelhinhos são atendidos pela Clínica Veterinária Exotic Pets que já realizou a castração de diversos Coelhos, Mini Coelhos e Coelhos Anões!

Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.