Mixomatose

A Mixomatose é simplesmente a pior doença que atinge coelhos. É uma doença infecto-contagiosa específica desses animais, não é transmissível ao homem.

Ela foi descoberta em 1898 no nosso país, e se espalhou pelo mundo inteiro.
Felizmente, essa doença na atualidade pode ser considerada totalmente erradicada no Brasil, não temos ocorrências dessa doença há décadas! 
Ela ainda pode se manifestar em alguns estados do país, mas é praticamente impossível que um Mini Coelho que vive em casa e não tem contato com o "mato" adquira tal doença.

Por isso, é muito comum ouvirmos: "Essa doença não existe aqui". Ela realmente não nos atinge, mas não existir é algo que deve ser analisado.

Sintomas
É um vírus transmitido por mosquitos, moscas, mordeduras ou contato direto com um animal doente.
Os primeiros sintomas de doença são uma conjuntivite severa acompanhada por um corrimento cor de leite, uma anorexia profunda e uma febre elevada. Alguns animais morrem passado 48 horas, outros entram num processo de degradação do estado geral e morrem passado 1-2 semanas.

Por vezes antes de morrer, aparece um corrimento nasal sanguinolento, os animais entram numa espécie de convulsões e dão um ligeiro grito. A doença é as vezes denominada de doença do chio por essa razão. Sendo essas doenças muito mortais, a vacinação é a única forma de os proteger.

Devo me preocupar? Vacinar meu coelho?
Sinceramente não. Nem existe vacinas para Mini Coelhos em nosso país, simplesmente porque essa doença não foi diagnosticada no Brasil nos últimos tempos. Então, podem ficar despreocupados!!

Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.